Classificadas como Monumento Nacional em 1910, são famosas devido às suas termas, ao templo e aos painéis de mosaicos. Considerado um dos mais importantes conjuntos arqueológicos do período romano em Portugal
Horário Maio a Setembro: 10h00 - 18h00 | Outubro a Abril: 9h00 - 17h00
Dia de Encerramento 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 7 de setembro e 25 de dezembro.
Descrição
Localizada a poente da aldeia histórica de Estoi, a 8km de Faro, a Villa Romana de Milreu revela uma ocupação continuada desde o século I e até ao século XI.
Terá sido habitada por famílias de elevado estatuto social e político, às quais eram proporcionadas as necessidades não só de um quotidiano rural, como também de grande vivência lúdica. No século IV, foi erguido um edifício religioso ricamente decorado e ainda hoje conservado até ao arranque das abóbadas, destinado ao culto privado da família. Cristianizado no séculoVI, o templo serviria também o culto no período islâmico e até ao século XI.
Entre os séculos. XVI e XIX, e sobre as divisões privadas da antiga casa romana, foi erguida uma casa rural com contrafortes cilíndricos. A riqueza desta villa rústica está patente no importante volume de achados arqueológicos, como mosaicos de temática predominantemente marinha, revestimentos marmóreos e cerâmicos diversos, estuques pintados e escultura decorativa.